Livros para Mulheres Empreendedoras

Toda mulher empreendedora sabe que precisa estar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos negócios.

Mas ela também entende que é preciso conhecer a história de quem já passou pelo mesmo processo, para que possa se inspirar. Por isso, a seguir separamos alguns livros que toda mulher empreendedora deve ler.

Salve este texto na barra de favoritos do seu navegador e consulte sempre que quiser. Além disso, deixamos também os links dos livros para que você possa comprar agora mesmo, se desejar. Leia e aprenda mais sobre empreendedorismo!

Índice

1. The Woman I Wanted to be (De princesa à rainha da moda)

The Woman I Wanted to be (De princesa à rainha da moda)

Uma das mulheres mais importantes, renomadas e criativas do nosso tempo é Diane Von Furstenberg.

A estilista divide, neste livro, sua vida empreendedora em três partes: o Sonho Americano, a Turnê Triunfal e a Nova Era, que é a etapa atual de sua vida e na qual concentra seus esforços profissionais e beneficentes na criação de um legado relevante.

Com um nível notável de honestidade, Diane reflete ao longo do livro sobre o que significa ser mulher, compartilhando suas inúmeras histórias de vida.

A experiência de ler este livro é comparável a ter uma conversa privada com uma lenda viva, que gentilmente partilha conosco o seu conhecimento e modo de viver.

2. Beleza Natural. A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras

Beleza Natural. A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras

O livro conta a história do encontro de duas mulheres, Leila Velez e Zica Assis, que revolucionaram a autoestima das brasileiras através de uma rede de cabeleireiros.

Cariocas de origem humilde, Zica testou remédios tradicionais para cabelos durante dez anos no bairro carioca onde morava até descobrir o segredo para cabelos cacheados incríveis.

Por outro lado, Leila Velez começou a trabalhar no McDonald’s quando tinha apenas 14 anos e foi promovida a gerente dois anos depois. A união destas duas formidáveis ​​mulheres só poderia produzir resultados notáveis.

O livro é uma ótima fonte de inspiração para as mulheres empreendedoras do nosso Brasil.

Isso porque, ao relatar a história destas personagens que passaram por tantas coisas em suas vidas e, mesmo assim, conseguiram transformá-las pelo empreendedorismo, a obra mostra que as mulheres podem exercer uma força importante na economia de um país. Para as empreendedoras, este livro é uma verdadeira Bíblia.

Fizemos uma análise completa do curso Método Online Thais Borges, para saber se é realmente bom.

3. Faça Acontecer. Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar

Faça Acontecer. Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar

A COO do Facebook, Sheryl Sandberg, que a revista Forbes classificou como uma das dez mulheres mais poderosas do mundo, tem sido uma das principais defensoras da igualdade de gênero em cargos de liderança corporativa.

Neste livro, a executiva estimula as mulheres a sonhar grande, arriscarem e se esforçarem na direção de seus sonhos.

Com esse objetivo, ela examina a sua própria carreira e apresenta os resultados de uma investigação aprofundada que conduziu sobre o poder das mulheres no local de trabalho.

O livro merece ser levado às maiores salas de conferências de empresas de impacto brasileiras, por ser um verdadeiro manifesto. Além disso, a edição brasileira traz informações muito relevantes sobre a realidade do nosso país.

4. Girl Boss

Girl Boss

A história de Sophia Amoruso começou quando ela decidiu começar a vender roupas de segunda mão no eBay aos 22 anos. Antes disso, seu passado era caracterizado por uma adolescência roubando, vivendo de caronas e sem destino definido.

Apesar de a vida a conduzir de uma forma particular, foi esta loja no eBay que, oito anos depois, a ajudou a conquistar o cargo de fundadora e CEO da Nasty Gal, uma retalhista online de 100 milhões de dólares e mais de 350 funcionários.

A leitura é leve e rápida, e pode ser concluída em alguns dias. Cada episódio não serve apenas como uma biografia com passagens reais da vida da autora, mas também contém uma lição valiosa para mulheres empreendedoras, principalmente sobre autoconfiança e segurança na tomada de decisões.

5. De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco. Perder o Juízo Pode Ser Um Bom Caminho

De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco. Perder o Juízo Pode Ser Um Bom Caminho

Depois de uma reunião na Argentina, quando argumentou que os empreendedores não existem apenas no Vale do Silício, mas também nos mercados em desenvolvimento em todo o mundo, Linda Rottenberg recebeu durante anos o apelido de “La Chica Loca”.

Hoje, Linda acha lisonjeiro quando as pessoas a rotulam de louca. Porque, a partir dessa vontade louca e enorme, ela fundou a Endeavor, organização mundial pioneira de apoio a empreendedores de alto impacto.

Foi a partir dessa “loucura” que ela conseguiu mais um grande feito. Por causa do seu trabalho com a Endeavour, recebeu a ligação da editora de um dicionário brasileiro.

Nesta ligação, Linda foi informada que as palavras “empreendedor” e “empreendedorismo” seriam incluídas neste dicionário. Esta foi, sem dúvidas, uma de suas maiores conquistas enquanto profissional. Afinal, criar termos da sua área de atuação é sinônimo de domínio da área.

Neste livro, Linda compartilha suas experiências pessoais sobre como desenvolver a atitude empreendedora que pode impulsionar sua trajetória. Ela ensina como superar a aversão ao risco, lidar com turbulências de maneira eficaz e buscar possibilidades malucas que permitem estabelecer empreendimentos significativos.

6. Empreendedoras de Alta Performance

Empreendedoras de Alta Performance

Se o exemplo é uma força tão potente de transformação, o primeiro passo é conhecer as histórias de sucesso empresarial que estão definindo a nova geração de liderança do Brasil.

Quem tem impacto direto nos rumos do empreendedorismo no país são pessoas como Francesca Diana, uma das designers de joias mais conhecidas do Brasil e do mundo; a Linda Rottenberg, da Entrepreneur Endeavor e Andrea Weichert, sócia da Ernst & Young.

A obra não apenas compila as biografias de 40 mulheres brasileiras, mas também mostra as táticas de empreendedorismo feminino utilizadas por elas, que podem ser usadas como modelos e ensinamentos por outras mulheres que querem se preparar para o mundo dos negócios.

7. Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético

Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético

Na comunidade empresarial, tem havido diversas discussões e apresentações sobre a prática da atenção plena.

Esta técnica ajuda a trazer alegria e paz à sua vida, permitindo-lhe enfrentar os obstáculos com coragem renovada. O livro simplifica a meditação para que qualquer pessoa possa praticá-la.

Se a agenda de um empreendedor é desafiadora e ocupada, a de uma mulher é ainda mais. Encontrar tempo no seu dia para buscar o equilíbrio físico, mental e emocional é, portanto, útil para se libertar das pressões diárias e, o mais importante, para garantir que você esteja presente em tudo o que faz.

Ele é recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido.

Isso porque o mindfulness é um caminho para encontrar mais tranquilidade, sendo uma técnica que ajuda a controlar a ansiedade e enfrentar os desafios de maneira mais leve. 

Isso é muito importante para quem atua no campo do empreendedorismo, uma vez que tranquilidade e resiliência são características essenciais. Empreender é difícil, e se você puder contar com técnicas que vão te ajudar a manter sua mente saudável e focada, você com certeza vai se destacar. 

8. In the Company of Women: Inspiration and Advice from over 100 Makers, Artists, and Entrepreneurs

In the Company of Women: Inspiration and Advice from over 100 Makers, Artists, and Entrepreneurs

Este best-seller do New York Times é um compêndio de modelos femininos e fontes de inspiração.

Este é um livro que vai te fazer sentir vontade de mergulhar de cabeça naquele universo, pois o desejo de fazer parte da narrativa é inevitável.

Cada uma das 100 entrevistas revela uma nova faceta dessas mulheres, expondo comportamentos, práticas e visões de mundo universais, com os quais qualquer pessoa também pode aprender.

Os tópicos abordados variam desde desenvolver relacionamentos mais duradouros e significativos até confiar em seus próprios instintos e seguir seus próprios hábitos diários.

Além disso, uma coleção de imagens tão criativa e sensível quanto o próprio conteúdo serve de ilustração para as entrevistas.

9. Elas empreendedoras

Elas empreendedoras

Um livro que explora o empreendedorismo feminino no Brasil de maneira profunda. Para isso, as autoras fizeram uma pesquisa comparativa global a respeito do tema.

A obra vai ampliar a sua visão sobre o assunto, oferecendo dados concretos sobre o impacto do empreendedorismo feminino no mundo. Traz também várias entrevistas em profundidade com profissionais de cada área de atuação. 

Um diferencial também é que ele reúne conversas com 21 mulheres empreendedoras aqui do Brasil.

Na narrativa, elas contam como foi sua experiência de fundar um negócio e falam também sobre os desafios enfrentados.

10. Mulheres poderosas têm ambição

Mulheres poderosas têm ambição

Uma verdadeira lição sobre as características essenciais que toda mulher precisa ter para se tornar uma empreendedora de sucesso.

Entre estes ensinamentos estão a explicação sobre a necessidade de aprender cálculos complexos e aumentar a sua rede de contatos. 

O livro ajuda a tomar consciência sobre as habilidades que devem ser desenvolvidas para ser uma empreendedora.

Ele conta a história de mulheres poderosas, que estão dispostas a dar tudo de si pelo seu negócio, mas sempre mantendo em mente os limites que elas mesmas decidiram não ultrapassar e dizendo “não” sempre que acharem necessário. Por isso, esta obra é ainda mais inspiradora.

O livro é dedicado a todas as mulheres com força no olhar, dispostas a quebrar padrões para ir em busca de sua felicidade. Vale muito a pena fazer esta leitura!

Saiba qual o segredo das vendas automáticas no nosso site.

11. Empreendedorismo feminino: Protagonistas em ação

Empreendedorismo feminino: Protagonistas em ação

Este é um livro que reúne 30 histórias inspiradoras de empreendedorismo feminino de sucesso.

A partir delas você sentirá as dores e pontos fortes de cada uma dessas mulheres bem-sucedidas, para que você possa desenvolver sua criatividade e ter novas ideias sobre as possibilidades de negócios.

Estas mulheres contam que estão decididas a construir uma grande rede de conexão, de muita força, transformando o mundo em um lugar melhor.

São histórias de amizade, de força, mas também de muita garra nos negócios. As histórias tratam de mulheres que tomaram a frente das suas vidas e se tornaram líderes para as pessoas ao seu redor.

12. Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo

Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo

Neste livro a autora descreve as dores do empreendedorismo como elas realmente são, sem romantização. Ela discute todas as etapas, que incluem análise de contexto, estratégia de ação e precificação.

A autora ajuda a leitora a despertar um olhar crítico e atento para o mundo do empreendedorismo.

Discute sobre as várias vezes em que você, mulher, teve uma ideia incrível que nunca saiu do papel. Pode ter sido por medo, insegurança, ou falta de oportunidade.

Mas o que a autora descreve é o cenário para o empreendedorismo no Brasil, sem a romantização de situações que, de românticas, não têm nada.

13. Empreendedorismo feminino: inovação e associativismo

Empreendedorismo feminino: inovação e associativismo

Mais um livro que reúne 21 histórias de mulheres empreendedoras que foram capazes de identificar as ameaças e oportunidades diante do que se dispuseram a fazer enquanto empreendedoras.

Este é um livro que vai ajudar você a entender como outras mulheres lidaram com desafios que você enfrenta ou ainda vai enfrentar.

São mulheres que lutaram sem medo para transformar suas realidades. Elas mudaram suas vidas e transformaram ideias em negócios, influenciando também a vida de todos ao seu redor.

Esta é mais uma obra inspiradora que toda mulher que deseja empreender precisa ler.

14. Minha História – Michelle Obama

Minha História – Michelle Obama

Nesta autobiografia, a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michele Obama, primeira mulher afroamericana a ocupar a posição, destaca os grandes desafios da sua trajetória.

Você vai se inspirar ao ler sobre como Michele equilibrou a vida profissional, empreendedora e pessoal, enquanto mãe e primeira-dama.

No livro, Michelle convida o leitor a mergulhar nas histórias que viveu desde a sua infância até chegar ao cargo de Executiva e à Casa Branca.

Conta como tentava equilibrar suas demandas de trabalho com a maternidade, destacando dicas e também os obstáculos que enfrentou.

A leitura vale muito a pena, principalmente se você procura uma grande mulher como exemplo profissional.

15. Lugar de mulher é onde ela quiser

Lugar de mulher é onde ela quiser

Um livro sobre empreendedorismo que discute sobre o lugar da mulher na sociedade: onde ela quiser. Mais que empreendedora, a mulher deseja ocupar o seu espaço, independentemente de qual ela desejar.

No livro, a autora trata do empreendedorismo de maneira bem-humorada, mostrando que ele é um estilo de vida.

Discute um pouco sobre o significado de ser mulher na sociedade e quebra normas sociais que não têm nenhum valor quando o assunto é decidir o que fazer da própria vida.

Assim, o livro trata da conquista do espaço da mulher no mundo. 

16. A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

O livro aborda a concorrência acirrada dentro do mundo do empreendedorismo. Os autores explicam que é preciso saber enxergar novos mercados ainda não explorados.

Porque saber enxergar oportunidades é uma das principais características que todo empreendedor precisa desenvolver.

Ele foi publicado em 44 idiomas e se tornou referência mundial. Inúmeras empresas ao redor do mundo passaram a tomar o livro como um exemplo para pessoas que desejam entrar no universo do empreendedorismo. 

Basicamente, ele ensina o leitor a deixar de lado a ideia de “mergulhar em águas cheias de tubarão”, competitivas, para “nadar em rios mais tranquilos”, representando as oportunidades que estão por aí e as pessoas costumam deixar passar despercebidas.

17. Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Nathalia Arcuri ensina gerenciamento financeiro e tem um canal no YouTube no qual fala tudo o que você precisa saber para ampliar a sua visão e cuidar do próprio dinheiro.

Nathalia era repórter da TV Record e, depois de ficar cansada de tanto levar propostas de programas de TV para o seu chefe e não ser ouvida, decidiu pedir demissão e começar o seu canal no YouTube.

Hoje, ela ajuda muitas mulheres que desejam poupar dinheiro, investir e começar o seu negócio.

Conheça também o método mulher milionária que análisamos no nosso site.

18. Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil

Como o título já sugere, o livro conta a história de mulheres que revolucionaram o Brasil. São narrativas de mulheres que viveram desde o século XVI até os dias atuais e que transformaram o nosso país.

Você deve ler para se inspirar com a história de mulheres que mudaram os rumos de um país inteiro.

Ele destaca a história de Dandara, que foi uma guerreira no Quilombo dos Palmares. Já Felipa de Souza foi a primeira mulher das Américas a assumir sua homossexualidade, motivo pelo qual acabou sofrendo no período da Inquisição.

Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Estas são apenas algumas das mulheres citadas neste livro emocionante.

19. Mulheres com poder de inspirar outras mulheres

Mulheres com poder de inspirar outras mulheres

Um livro ideal para quem deseja se inspirar com histórias de mulheres que venceram obstáculos em busca da realização profissional como empresárias.

A leitura é importante porque joga luz sobre a ideia de que é possível passar por cima das dificuldades e alcançar o sucesso desejado.

Ele conta a história de 22 mulheres que se arriscaram para abrir o seu próprio negócio, sem medo, dispostas a enfrentar qualquer obstáculo.

São histórias inspiradoras de superação, que mostram a conquista do espaço no mercado de trabalho e a realização de grandes sonhos. Inspire-se com estas narrativas encantadoras e desperte sua mente para novas ideias.

20. O Momento de Voar – Como o Empoderamento Feminino Muda o Mundo

O Momento de Voar – Como o Empoderamento Feminino Muda o Mundo

Este livro é um verdadeiro manifesto em prol de uma sociedade com mais igualdade. A autora, em sua luta contra a pobreza, destaca a importância do empoderamento feminino e da necessidade de promover sua força na sociedade.

A autora traz lições muito pertinentes a respeito da jornada de cada uma dessas mulheres, e que você pode aplicar na sua vida.

Ele conta histórias emocionantes e traz dados surpreendentes sobre problemas que precisam ser discutidos cada vez mais.

Entre esses problemas, podemos citar o casamento infantil, universalização do acesso a métodos contraceptivos e o fim da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

21. Do Nosso Jeito – Maureen Chiquet

Do Nosso Jeito – Maureen Chiquet

A obra narra a história de como Maureen traçou um caminho completamente diverso na sua vida, saindo de bacharel em artes com especialização em literatura para CEO internacional da Chanel.

O livro é uma inspiração para mulheres que entendem que elas podem escrever com linhas próprias a sua história, sem a necessidade de seguir regras da sociedade sobre como devem ser suas vidas.

Ela conta sua história como uma mulher introspectiva, mãe e dona de casa, mas ao mesmo tempo uma alta executiva e bem conectada com o mundo ao seu redor.

A autora quebra padrões ao usar o seguinte questionamento: “quem disse que não posso ser tudo isso ao mesmo tempo?” Afinal, as mulheres são ensinadas que não podem ser tudo que quiserem. Mas Maureen vem te convidar a refletir e chegar a conclusão de que você pode sim.

Perguntas Frequentes

Qual o melhor livro para quem quer empreender?

O livro “De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco: perder o Juízo Pode Ser Um Bom Caminho” com certeza pode ganhar o título de melhor obra para quem deseja empreender. 

Ele inspira contando a história da criadora da Endeavour, que também lançou os termos “empreendedorismo” e “empreender”. Assim, podemos refletir sobre o quanto é importante a criação. Afinal, a capacidade de criar e de inovar têm que fazer parte do DNA de todo empreendedor.

Quais os livros que todo empreendedor deve ler?

Vantagem competitiva, de Michael Porter, é bem importante para aprender sobre como oferecer um diferencial único no seu negócio. A lei do triunfo, de Napoleon Hill, também destaca a necessidade de focar na formação humana para atingir melhores resultados.

Quais os melhores livros de empoderamento feminino?

Um dos melhores livros sobre empoderamento feminino é “O momento de voar”, de Melissa Gates. Alguém reconhece esse sobrenome? Isso mesmo! Melissa é a esposa do Bill Gates, mas isso não significa que ela seja uma sombra na vida do marido.

A verdade é que ela tem um grande potencial criativo e empreendedor. Ela também trabalhou em grandes projetos contra a pobreza e em favor da participação feminina no mercado.

Já Girl Boss, que conta a história surpreendente de Sophia Amoruso, sempre aparece entre os livros mais indicados sobre empreendedorismo, principalmente nas redes sociais, onde a obra é bastante popular entre as empreendedoras contemporâneas. 

O que está em alta no empreendedorismo feminino?

De acordo com o Sebrae, o mercado da beleza, estética e bem-estar ainda é tendência em 2023, e pelos dados existentes, ele ainda vai perdurar por muito tempo.

O mercado de inovação e tecnologia também oferece grande espaço para as mulheres em áreas como engenharia, programação, desenvolvimento de aplicativos, segurança da informação, análise de dados, UX etc.

O campo da sustentabilidade e do agronegócio também é tendência, e precisa de mais mulheres. A cada 10 cargos, apenas 2 são ocupados por elas.

Ainda de acordo com o Sebrae, as áreas de negócios que serão destaque nos próximos anos são: growth-hacking, metaverso, inteligência artificial e linguagens de programação.

As demandas por educação EAD, compras online, alimentação e outros hábitos mais saudáveis também vão aumentar com o passar dos anos, considerando que estamos vivendo mais um processo de transformação digital, principalmente depois da pandemia da Covid-19.

E aí, ficou ou não ficou inspirada com todas essas indicações de livros incríveis? Comece a ler o quanto antes e encontre a sua empreendedora interior!

Fique de olho também nas novas tendências de mercado e aprofunde as suas pesquisas nas áreas citadas acima. Quem sabe uma delas não pode se tornar o seu negócio?

Deixe um comentário