Mulheres Empreendedoras Inspiradoras

Você já parou para refletir o que te inspira? É muito comum algumas coisas nos inspirarem a ser pessoas melhores, superar nossos limites e conquistar aquilo que sempre sonhamos.

A motivação pode ser um fator decisivo quando se decide dar o primeiro passo rumo àquele objetivo que você idealizou por tanto tempo. No entanto, além de coisas inspiradoras, nós também podemos contar com pessoas para inspirar com sua história e trajetória de conquistas.

Quando se fala em empreender, sobretudo no empreendedorismo feminino, é muito comum encontrar na outra pessoa o empurrão que precisava para decidirmos ir além. Por isso, a história de mulheres que empreendem e se destacam no mercado de trabalho competitivo sempre traz um ar de renovo. E é sobre isso que nós vamos falar hoje, sobre mulheres empreendedoras inspiradoras que têm histórias incríveis.

1. Paola Carosella – Você conhece a sua história?

Paola Carosella

Paola Carosella é uma chef de cozinha, empresária, escritora e youtuber argentina de ascendência italiana, mas naturalizada brasileira. Começou a ganhar destaque em todo Brasil após se destacar como jurada em um programa de TV chamado Masterchef Brasil, transmitido pela Band até 2020.

Além disso, Paola é dona de um restaurante, o Arturito e de um café, chamado La Guapa.  Foi eleita, em meados de 2014, a melhor chef do ano pelo Guia da Folha de São Paulo e recebeu o prêmio Jabuti, em 2017, pelo livro Todas as Sextas.

Mas a história de Paola no Brasil começou em 2001, quando se mudou para o país e se naturalizou brasileira em 2010. De lá para cá, Paola coleciona momentos incríveis de empreendedorismo feminino e um empreendedorismo social que inspira a todos que a acompanham pelas redes… Não é à toa que, em 2020, ela entrou na lista da Forbes como uma das mulheres mais poderosas do Brasil.

Leia também nosso artigo sobre a mulher empreendedora.

2. Leila Velez e Zica Assis Alcione Albanesi

Leila Velez e Zica Assis Alcione Albanesi

Agora é a vez de conhecer duas empreendedoras que transformaram a forma de empreender e das mulheres se verem no espelho. Leila Velez e Zica Assis Alcione são donas do Instituto Beleza Natural, o primeiro instituto especializado em cabelos crespos e ondulados do Brasil.

A história de transformação das duas começou há mais de 20 anos, quando Zica Assis começou a misturar produtos e matérias-primas em busca da fórmula que traria balanço a seus cachos.

Após muitos testes, funcionou e foi em uma salinha de 30m² que tudo começou. Ambas não desistiram e se tornaram referência de empoderamento feminino e de empreendedorismo, de forma ímpar… Principalmente para quem não teve muita coisa durante muitos anos.

3. Mary Kay Ash

Mary Kay Ash

Pelo nome desta empreendedora, já dá para imaginar a sua marca, não é mesmo? Mary Kay Ash foi uma empresária americana e fundadora da Mary Kay Cosmetics Inc, empresa de cosméticos famosa em todo território mundial. 

Seu objetivo maior ao iniciar o negócio era enriquecer a vida das mulheres, dando-lhes oportunidade de ter uma carreira e reconhecimento próprio. Líder nada, ela foi uma agente de mudança para muitas pessoas, mas, principalmente, para mulheres.

4.  Karina Gallon 

Karina Gallon 

Karina Gallon é uma mulher referência em designer e empreendedora brasileira, fundadora da Peita, uma marca de camisetas com frases feministas. A Peita surgiu em 2017, quando ela fez as primeiras camisetas com a frase “Lute como uma garota” para ela e suas amigas usarem na Marcha das Mulheres do dia 8 de março.

Se você navega na internet há um tempo, sabe que esta frase se tornou um símbolo do movimento feminista no Brasil, pois fez muito sucesso entre as manifestantes.

Vendo essa demanda aberta, Karina teve a visão e então começou a produzir e vender mais camisetas, além de ecobags, bottons e cartazes, todos com mensagens de empoderamento e conscientização. 

5. Nara Iachan, CMO e fundadora da Cuponeria

Nara Iachan, CMO e fundadora da Cuponeria

Vamos falar de Nara Iachan? Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela é uma empreendedora brasileira, que fundou a Cuponeria – uma plataforma que foi pioneira em cupons de descontos no Brasil.

Hoje, ela não é apenas fundadora e CMO da empresa, como também comanda todo o marketing por trás do seu negócio, ressaltando a sustentabilidade, a inovação e o equilíbrio de que todo negócio precisa.

Conheça o Método Online Thais Borges no nosso site e saiba se realmente funciona.

6.  Luiza Helena Trajano 

Luiza Helena Trajano

Vamos te contar agora de Luiza Helena Trajano, uma das maiores empreendedoras do Brasil. Luiza Helena é uma das maiores empresárias, e uma das mais bem sucedidas do país. Ao assumir o cargo de diretora superintendente do Magazine Luiza, em 1991, a loja cresceu exponencialmente, expandindo-se para outros estados.

Hoje, a Magalu tem mais de 1.300 lojas por todo o país, com uma forte presença no digital e com mais de 20 milhões de clientes ativos. Apenas em 2020, a empresa faturou R$ 43,5 bilhões de real, com um lucro líquido de R$ 1 bilhão.

Além de ser uma empresária de sucesso, Luiza ainda tem um engajamento político e social por meio do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de quatro mil mulheres de diversas áreas para melhorar o país.

7.  Chieko Aoki

Chieko Aoki

Chieko Aoki é uma empresária nipo-brasileira responsável por fundar e presidir uma rede de hotéis, a rede Blue Tree Hotels, sendo uma das maiores cadeias hoteleiras do Brasil. Em virtude disso, Chieko é considerada uma das empresárias mais influentes da região.

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, Chieko Aoki é japonesa e voltou para lá para estudar mais sobre Administração. Atuou como presidente e diretora de várias redes nos Estados Unidos antes de criar a sua.

Assim como Luiza Helena Trajano, além de ser uma empresária de sucesso, Chieko Aoki possui um engajamento político e social por meio do Grupo Mulheres do Brasil, que reúnem mais de quatro mil mulheres de diversas áreas para melhorar o país.

8. Juliana Mansur 

Juliana Mansur

Já Juliana Mansur é uma diretora criativa e uma empreendedora social. Ela tem duas iniciativas principais: a marca Undertop e o projeto Mulheres Reais. A primeira marca é de uma linha de moda, que combina lingerie com streetwear, com peças versáteis e confortáveis, tudo com sustentabilidade e uso de tecidos reciclados e biodegradáveis – que inclusive, levou Juliana a ter destaque em revistas como Vogue, Elle e Glamour.

A segunda marca, o projeto Mulheres Reais, é uma ação social em que Juliana ensina mulheres a empreender por meio de Instagram e WhatsApp, através de cursos de marketing digital, fotografia e finanças.

9. Mariana Achutti

Mariana Achutti

Marina Achutti é uma empreendedora e educadora brasileira que fundou e até hoje lidera a Sputnik, uma escola corporativa que oferece soluções de aprendizagem criativa para empresas como Google, Facebook, Ambev e etc. Formada em Psicologia pela PUC do Rio de Janeiro, Mariana trabalha com educação desde 2009 e começou a empreender em 2014, quando criou sua empresa.

10. Polly Melo

Polly Melo

Fundadora da AmarElo SEO, Polly Melo é uma mineira apaixonada por Comunicação, Marketing Digital e NeuroMarketing. Para dar vazão a todo esse amor, através da sua empresa ela busca transformar e elevar marcas ao próximo nível por meio de estratégias digitais inovadoras.

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) e especialista em Marketing Digital Internacional, Polly Melo possui mais de 21 anos de experiência na área e lucra milhões com suas estratégias para grandes empresas. 

Ao longo da sua trajetória acumula diversas premiações, além de ser expert e co-produtora em infoprodutos e sócia de uma startup de tecnologia no ramo financeiro, sempre em busca de novas conexões e oportunidades. 

Analisamos também o Método Mulher Milionária no nosso site.

11. Janete Vaz e Sandra Costa 

Janete Vaz e Sandra Costa 

Janete Vaz e Sandra Costa são duas mulheres empreendedoras brasileiras, que fundaram e lideram até hoje o Laboratório Sabin, uma das maiores redes de laboratórios clínicos do país. O laboratório Sabin conta com mais de 300 unidades em 12 estados e também no Distrito Federal. 

Ambas são bioquímicas de formação e trabalharam juntas em outros laboratórios antes de decidirem abrir o próprio negócio em 1984.

Hoje, a empresa é estável e conhecida em todo país por sua seriedade e inovação.

12. Fabíola Fonseca

Fabíola Fonseca

Fabíola Fonseca é uma bióloga e educadora, que possui interesse em temas relacionados à arte, educação e ciência. Autora do livro Manual de como fazer sua mosca transgênica, ela explora a relação entre biotecnologia, ética e sociedade.

13. Camila Achutti

Camila Achutti

Camila Achutti é uma empreendedora e educadora brasileira que fundou e lidera a Mastertech, uma startup de educação que tem como meta oferecer soluções de aprendizagem criativas e disruptivas para empresas como Google.

Ela é uma referência mundial na luta por mais mulheres na tecnologia, por isso, criou o portal Mulheres na Computação, uma das primeiras e mais influentes iniciativas no mercado contemporâneo.

14. Tatiana Pimenta

Tatiana Pimenta

Tatiana Pimenta é uma empreendedora e psicóloga brasileira que fundou e lidera a Vittude, uma plataforma online que conecta psicólogos e pacientes de forma rápida, fácil e segura. 

Ela criou a Vittude em 2016, uma startup que usa inteligência artificial para recomendar os melhores profissionais para cada paciente, de acordo com suas preferências, necessidades e objetivos.

A plataforma também oferece consultas online por videochamada, com segurança, privacidade e comodidade.

15. Ana Meneguini

Ana Meneguini

Ana Meneguini é uma engenheira de software na Google Brasil. Ela é responsável por projetos como o Google Assistente, o Google Fotos e o Google Lens. Começou a trabalhar na Google em 2007 como engenheira de software, e desde então vem liderando equipes multidisciplinares e inovadoras.

Descubra se o curso segredo das vendas automáticas funciona com nossa análise.

16. Denise Asnis

Denise Asnis

Denise Asnis é uma médica e empreendedora brasileira que fundou e lidera a Dr. Chat, uma plataforma online que conecta médicos e pacientes de forma rápida, fácil e segura. Ela criou a Dr. Chat em 2015, após perceber as dificuldades para marcar consultas médicas no Brasil. A Dr. Chat é uma startup que usa inteligência artificial para recomendar os melhores médicos para cada paciente, de acordo com seus sintomas, histórico clínico e localização.

17.  Cher Wang

Cher Wang

Cher Wang é uma empresária taiwanesa que fundou e preside a HTC Corporation, uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. Ela também é cofundadora e presidente da VIA Technologies, uma empresa de semicondutores.

18. Dani Junco

Dani Junco

Dani Junco é a fundadora e CEO da B2Mamy, uma aceleradora de startups que capacita mães empreendedoras. A B2Mamy foi criada em 2016, após se tornar mãe e perceber as dificuldades para conciliar a maternidade e o empreendedorismo.

A B2Mamy é uma startup que oferece cursos, mentorias, eventos e conexões para mães que querem criar ou escalar seus próprios negócios.

19. Mônica Hauck

Mônica Hauck

Mônica Hauck é a fundadora e CEO da Solides, uma plataforma de gestão de pessoas que usa inteligência artificial e psicometria para otimizar os processos de recrutamento, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos.

Fundada em 2008, a Solides foi criada como uma ferramenta que pudesse medir o perfil comportamental das pessoas e auxiliar as empresas a melhorarem seus resultados.

Mulheres empreendedoras inspiradoras: elas já são a maioria no Brasil

As mulheres não vão dominar o empreendedorismo apenas no Brasil, mas também no mundo. Com um olhar aguçado para fazer negócio e tendo noções de logística, as mulheres veem oportunidade nas entrelinhas para se destacar e ser dona do seu próprio negócio.

Não é à toa que muitos dos exemplos citados acima são mulheres brasileiras referência no mercado. Muitas delas entram no ramo de empreender por necessidade, já que as pesquisas apontam que o mercado de trabalho tende a ser cruel com mulheres que são mães ou que desejam ser.

Por isso e por seu talento, hoje, a mulher domina o cenário do empreendedorismo – seja na área de beleza, de saúde, de logística ou de comércio em si.

Quem foi a primeira empreendedora feminina?

Uma das primeiras empreendedoras femininas no mundo é a Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin. Ela, sem dúvidas, é uma das primeiras mulheres a entrarem no mundo dos negócios. Barbe-Nicole herdou uma empresa de vinhos do seu falecido marido e transformou na famosa marca Veuve Clicquot, uma das líderes mundiais na produção de Champanhe. Com inovação, elevou e expandiu o mercado para outros países.

Quais são as maiores mulheres empreendedoras inspiradoras do Brasil?

O mercado brasileiro possui muitas empreendedoras, com histórias de superação, criatividade e sucesso. Algumas delas são:

Cleusa Maria da Silva, fundadora e presidente da Sodiê Doces, uma das maiores redes de confeitaria do país, com mais de 265 lojas em 13 estados. Foi boia-fria, empregada doméstica e hoje construiu um império de doces.

Zica Assis, de quem já falamos anteriormente, fundadora e líder do Instituto Beleza Natural. Uma empresa especializada em cabelos ondulados, cacheados e crespos, que possui lojas no Brasil e também nos Estados Unidos. Foi babá e empregada doméstica, e hoje, comanda um império da beleza. Considerada pela revista Times uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.

Luiza Helena Trajano, que, hoje, é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, uma das maiores empresas de varejo do país.

Chiejo Aoki, fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, uma das maiores cadeias hoteleiras do Brasil.

Mariana Achutti, fundadora e líder da Sputnik, uma escola corporativa que oferece soluções de aprendizagem criativas para empresas maiores, Google, Facebook e Ambev, por exemplo.

Quem é a maior empresária do Brasil?

Uma das maiores empresárias do Brasil é Luiza Helena Trajano. Com maestria, ao assumir o cargo de diretora superintendente do Magazine Luiza, em 1991, a loja cresceu exponencialmente, expandindo-se para outros estados e chegando hoje, com mais de 1.300 lojas em todo o país.

O que está em alta no empreendedorismo feminino?

O ramo da beleza e da moda sempre está em alta quando se fala em empreendedorismo feminino, no entanto, com a ascensão dos aplicativos de delivery, sobretudo de comida, muitas mulheres veem no empreendedorismo a possibilidade de crescer fazendo seu próprio negócio.

Deixe um comentário